0

Nobel de Física, parte 1

Posted by Grupo 5 on 10/09/2010 10:04:00 PM in

Nobel de 1901: Descoberta dos Raios X

O Nobel foi dado à Wilhelm Conrad Röntgen, que detectou o Raio X em 1895. Isto ocorreu quando Wilhelm estava estudando a luminescência produzida por caior catódicos num Tubo de Crookes. (Clicando no link ao lado, poderá ver um vídeo com o tubo de Crookes e sua luminescência).
Wilhem percebeu que quando dava energia cinética para os electrons do tubo, eles emitiam uma radição que marcava a chapa fotográfica. Ele decidiu experimentar colocar alguns corpos entre o tubo de raios e o papel fotográfico, e assim observou que os corpos diminuíam mas não eliminavam a luz emitida pela radiação. O que indicava o poder de penetração da radiação.
Depois de muitas tentativas com diversos corpos diferentes, Wilhem pediu que sua esposa colocasse a mão no lugar dos objetos, entre o tubo de raios e o papel fotográfico. Isso gerou uma foto que revelou a estrutura óssea de sua mão. 
Imagem ilustrativa do Raio X de uma mão.
 Posteriormente, foi descoberto que esse tipo de radiação podeia  causar vermelhidão na pele, ulcerações, lesões cancerígenas, necrose, leucemia e até a morte.

Comentário do Grupo:
 
Apesar dos danos causados pela longa exposição ao Raio X, é impossível negar suas utilidades para o avanço da medicina e o tratamento de doenças.
Graças ao raio X, é possível detectar lesões ósseas e, graças à evolução da tecnologia, é possível que aqueles que trabalham com os Raio X não se exponham e corram menos riscos de desenvolverem alguma doença relacionada ao seu uso contínuo.
Mas, é impossível negar que o Raio X é conhecido por todos, afinal, quem nunca quebrou um braço ou uma perna? Por isso o Raio X é importante, e por isso os membros do nosso grupo escolheram esta descoberta para a questão do final de semana.

Bibliografia:

Wikipédia